BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

03/12/2009

Dê livros e saiba o que fazer com eles!

Este ano, uma campanha, nascida informalmente e lançada no Twitter ganhou corpo e forma rapidamente. A Campanha “Doe um livro no Natal” tem como objetivo mobilizar as pessoas a doarem livros neste Natal, diferente dos habituais brinquedos. Postos de coleta foram organizados em todo o país e os livros começaram a surgir em grande número. O objetivo central é realizar a coleta do maior número possível de livros de literatura (livros didáticos estão fora da campanha) para distribuir entre comunidades carentes, bibliotecas públicas e bibliotecas de escolas. Para saber onde doar seus livros, consulte o site da campanha.

Vou aproveitar essa onda para indicar um material muito bem elaborado, disponilizado pelo Instituo Ecofuturo, que orienta pais e educadores sobre a importância da leitura e como devemos acompanhar nossas crianças (desde bebês) e jovens na descoberta desse universo.

No Passaporte da Leitura e da Escrita e no Passaporte da Leitura: Brincar de Ler você poderá encontrar várias dicas de como começar a entusiasmar e encantar seus pequenos com a leitura e a escrita.

Veja abaixo algumas dicas encontradas nos passaportes: 10 passos para que seus filhos se tornem bons leitores

1) Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros materiais de leitura – revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas... Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
2) Ofereça a eles um ambiente rico em termos de letramento: faça atividades com leitura, mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão na escola.
3) Converse com eles e escute-os quando falam. Isso ajuda MUITO no desenvolvimento da linguagem oral.
4) Peça para eles recontarem histórias ou informações que você leu em voz alta para eles. Cuidado para que isso não acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta; precisa ser algo agradável e descontraído.
5) Incentive-os a desenhar e fazer de conta que escrevem histórias que ouviram. Peça, depois, que “leiam” em voz alta. Parece absurdo? Pois não é! Afinal, eles passam o tempo fazendo de conta que cozinham, que dirigem carros, que lutam com inimigos perigosos, que são médicos e
professores... Não se esqueça: a idéia é brincar de ler.
6) Dê o exemplo: faça com que eles vejam você lendo e escrevendo. E, por favor, não faça a bobagem de dizer que eles devem aprender a ser diferentes de você, que não gosta de ler! O que conta não é o que você discursa sobre leitura, escrita, estudo: é o que você oferece como exemplo.
7) Vá à biblioteca regularmente com seus filhos. Se for uma biblioteca de empréstimo, é bom cada um ter sua própria ficha de inscrição.
8) Crie uma biblioteca em casa e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostume a guardar os livros e a buscá-los. Na hora de comprar presentes para seu fi lho, lembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competência para lidar com o mundo e abertura da imaginação.
9) Não deixe de fazer um pouco de mistério, para aguçar a curiosidade. Por exemplo: você tem três livros na mão e diz à criança que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que são três, e não dois. Você faz de conta que se enganou, e põe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer... Use sua imaginação. Tudo isso é jogo, mas o resultado é que seu filho ganha sempre – e para toda a vida.
10) Leve seus filhos sempre que houver Hora do Conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade.
(destaques por minha conta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário