BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

19/11/2009

Se não remarmos para o mesmo lado, correremos o risco de não chegar a lugar algum... Eu, Você, Todos pela Educação

Continuando os acontecimentos do dia 11, além de participar do 4o Fórum do Instituto Claro (ver post anterior), à noite fui convidada para o lançamento da campanha Eu, Você, Todos pela Educação (obrigada, Tati - Ciência na Mídia) !!!
Este ano, a campanha sofreu uma pequena GRANDE mudança, incluindo o papel de cada um de nós na responsabilidade da educação de nossos jovens (antes o slogan era somente Todos pela Educação). Com isso, a idéia é sensibilizar as famílias sobre sua responsabilidade na educação de seus filhos.
Achei a iniciativa muito oportuna, pois tenho visto, cada vez mais, a alienação de pais que cobram da escola, e somente dela, a educação de seus filhos. Muitos pensam que quando suas crianças não têm um comportamento socialmente adequado, é por culpa da escola, que não está sabendo lidar com a situação. Quando esses pais são chamados para conversar com a escola, colocam-se como vítimas da falta de tempo, ou mesmo do desconhecimento e dizem que ela tem que dar conta de TUDO. Alguma vezes, até o governo leva a culpa!!!
Fiquei muito feliz quando, outro dia me deparei com uma entrevista do filósofo Mário Sérgio Cortella, na qual ele comenta esse problema e situa a posição das famílias de forma bastante clara: "não cabe à família colaborar com a escola na educação, mas exatamente o contrário, é a escola que colabora, a família é responsável".
Enquanto cada um de nós não entender que a formação do indivíduo depende da ação de cada um, não haverá como mudar o atual estado das coisas. Começando em casa, com pais mais presentes e participantes, passando pelos vizinhos, familiares, comunidade escolar, empresas, instituições, enfim, toda a sociedade, temos o dever de cuidar de nossos "filhotes".

Atualização: 02/12/2009
O Ministério da Educação está disponibilizando uma cartilha com dicas para que os pais acompanhem de perto o desempenho de seus filhos na escola. Ilustrada por Ziraldo, a cartilha está disponível para download aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário