BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

18/11/2009

Tudo o que você pensa está errado, ou está mudando...

No último dia 11, à tarde, tive a oportunidade de participar do 4º Fórum do Instituto Claro. O título do encontro foi “Aprendizagem sem Muros: TIC´s, novos cenários, metodologias e práticas”. A mediação foi feita por Roseli de Deus, professora da Poli, diretora da Estação Ciência da USP e conselheira do Instituto Claro, e teve como convidados a professora Léa Fagundes (UFRGS), Roberto Balaguer Prates (Uruguai) e Sílvio Meira (C.E.S.A.R.). Abaixo, faço um apanhado das falas dos participnates, com pontos que penso serem releventes para reflexão dos educadores.

Antes do início dos debates, ouvimos Roberto Balaguer Prates, psicólogo, psicanalista, pesquisador e consultor internacional sobre relações entre as TIC´s e a subjetividade. Roberto pontuou a importância do educador compreender que o jovem de hoje vive numa nova “ecologia”, a das TIC´s. Não podemos negar que o mundo no qual os jovens interagem é diferente do mundo que nós conhecemos. As redes sociais e os jogos on-line já fazem parte de seu dia-a-dia. Roberto enfatizou que temos que tentar acompanhar os avanços tecnológicos, que ocorrem muito mais rapidamente que na educação, caso contrário, podemos ter que enfrentar um problema não mais tecnológico, mas antroposófico!
Segundo Roberto, o saber não está mais na sala de aula. A cada dia, 7.000 artigos científicos e técnicos são publicados. O volume de conhecimento se duplica a cada 2-3 anos. Redes sociais tais como blogs (veja alguns que recomendo abaixo, à direita) , Flickr, Youtube, Wikipedia, entre outras, nos ajudam a encontrar informações atualizadas sobre os mais variados assuntos. O mundo está mudando de forma muito acelerada. Daí, o professor não pode mais lançar mão da estratégia de dizer a seu aluno que ele tem que estudar para o futuro. Na verdade, não sabemos mais como será esse futuro, quais habilidades teremos que dominar para trabalhar e viver nele.

O professor Sílvio Meira, titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cientista-chefe do C.E.S.A.R. chamou a atenção para um ponto que talvez seja o principal entrave para que os professores passem a utilizar as TIC´s nas salas de aula: o receio de passar da posição de saber para a posição de ignorar. Penso que boa parte da resistência da maioria dos docentes vem daí.

A professora Léa nos colocou algumas questões para reflexão. Dentre elas, o questionamento do porque os alunos estão separados em diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade e porque o conhecimento está dividido em conteúdos. Foi traçada a relação entre esse tipo de organização e a Era Industrial (linha de montagem de Ford). Devemos repensar essas questões para decidirmos que alunos queremos furmar.

Bem, o que ficou do Fórum foi que há muito o que ser feito no campo das TIC´s, principalmente no que diz respeito à compreensão de seus potenciais usos. Também ficou clara a necessidade da desmistificação de seu uso pelos professores. Enquanto estes não se sentirem à vontade com essas novas mídias, não haverá como implementar sua plena utilização na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário