BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

02/09/2009

"A roda do destino começa a girar muito cedo" - Seminário Criança, Ciência e Cultura - parte 1


Tive a oportunidade de participar do Seminário Criança, Ciência e Cultura: Reflexões para a Integração, realizado pelo SESC SP e Instituto Zero a Seis, entre os dias 19 e 21 de agosto de 2009.
Todas as conferências e mesas-redondas que ocorreram nesses 3 dias, tiveram como tema recorrente a importância da disseminação de uma cultura de paz desde a primeira infância, período mais relevante e crucial na constituição do caráter do ser humano.
Durante a cerimônia de aberura, foi mencionado o compromisso inicial de realização desse seminário pelos próximos 30 anos.

Conferência de Abertura - Cultura de paz, cidadania e primeira infância: o que se pode e o que não se deve esperar da ciência.

O Dr João Augusto Figueiró (membro fundador, presidente e diretor científico do Instituto Zero a Seis - Primeira Infância e Cultura de Paz) mediou a primeira conferência. Em sua apresentação, fez questão de salientar que a criança não deve ser vista como um futuro cidadão, mas como um cidadão do presente, que deve ser respeitado, ouvido e considerado em nossas decisões, como tal.
Médico pela Escola Paulista de Medicina, mestre em artes pela ECA-USP e doutor em linguística/neuropsicolinguística pela Université de Toulouse, o Dr Cláudio Guimarães dos Santos iniciou a conferência levantando a seguinte questão: "Será que basearmos nossas escolhas na ciência é razoável?"
Considerando as diferenças entre as abordagens filosófica e científica, ele mostrou que a ciência pode nos dar informações sobre métodos e meios, mas que somente a filosofia pode nos dizer sobre valores. É imprescindível refletirmos sobre que tipo de pessoa queremos formar, enquanto educadores. Segundo o Dr Cláudio, "deveríamos estar preocupados em formar pessoas, críticas, criativas e que continuem "brincando", e não simplesmente prepará-las para o mercado de trabalho, que muda a cada instante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário