BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

03/09/2009

O professor tem que ser um bom contador de histórias

Como ouvi de alguém, algum dia, em algum lugar: " A importância de uma coisa deve ser medida pelo encantamento que essa coisa produz em nós". Assim deveria ser quando estamos com nossos alunos. Deveríamos encatá-los em conhecer o mundo e a nós mesmos. Dessa forma, eles estariam aptos a superar as dificuldades do caminho do conhecimento.
Atenção professores! Leiam e agarrem a dica dada neste texto que faz um belo paralelo entre a arte de contar histórias e o que deveria ser a arte de encantar alunos, por Fábio Lisboa.

Fica aqui um trecho do texto para reflexão:

"Por que a palavra do contador de histórias quer ser ouvida – por crianças, jovens ou adultos?
Primeiro, por que o contador de histórias não fala, ele “conta”, e as histórias que conta, nos divertem e envolvem. Num segundo momento, as boas histórias nos fazem emocionar, seguir o fio da meada, pensar e, enfim, formular questões profundas e essenciais que intrigam o homem desde o engatinhar da humanidade, como: “Quem somos? Por que estamos aqui?”
Não digo que sejam perguntas fáceis (para professores ou quem quer que seja) nem tão pouco que o contador de histórias tenha as respostas. No entanto, ao contar nossa própria história (de aluno à professor, de professor à mestre), ao propor questões e não respostas – de um jeito verdadeiro, fascinante, estaremos não apenas inspirando estudantes a se interessarem por nossas aulas, mas por temas e ideais mais amplos, pela arte de ouvir, dialogar, pesquisar e aprender".

Nenhum comentário:

Postar um comentário