BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

04/11/2009

Cyberbullying - entendendo melhor essa nova modalidade de agressão

A palavra "Bully" é de origem inglesa e significa "valentão". O termo "bullying", não possui tradução para o português, e envolve todo tipo de agressão ou intimidação com o objetivo de humilhar uma pessoa.
O "bullying" pode acontecer em diversos ambientes, como escolas, universidades, no trabalho ou entre vizinhos. No ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas, mas também pode se manifestar de forma física (leia mais aqui).
O "cyberbullying" é uma variante dessa prática, realizada através da internet, que tem a intenção de humilhar e ridicularizar alunos e professores perante a comunidade escolar, e seu autor busca se esconder no suposto anonimato do ambiente virtual. Esta prática tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente, atingindo, inclusive a comunidade externa à escola. Os principais meios utilizados para disseminar tais difamações e calúnias são as comunidades virtuais, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. As pessoas que praticam o cyberbullying são normalmente adolescentes sem limites, que não conseguem respeitar a individualidade e a multiplicidade de nossa sociedade (clique aqui para ler mais).
Vai aqui uma sugestão para trabalhar o tema em sala de aula (o plano é para uma aula de língua inglesa, mas pode ser adaptado para qualquer disciplina).

Para os pais, sugiro a leitura deste texto, que ensina algumas dicas de proteção e orientação para os jovens, no Orkut e em jogos online. O Estado de São Paulo publicou um interessante esquema com os principais pontos que devem ser conversados em casa para esclarecimento dos jovens.

O importante é não ficar alheio ao problema para poder ajudar seus filhos e alunos a entender melhor como aproveitar a WWW sem correr riscos desnecessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário