BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

01/10/2009

Webquest - você conhece?

Como já foi mencionado em posts anteriores, "Será que lugar de criança pode ser na Internet?" e "Mais sobre crianças e internet", o uso acadêmico de informações obtidas pela internet é um caminho sem volta (o que, na minha opinião, é muito positivo!). Assim, como educadores, devemos incluir em nosso planejamento de atividades, situações de aprendizado que contemplem as novas mídias, abrindo espaço para uma discussão sobre seu correto uso.
Que tal incrementar as aulas de informática, proporcionando um WebQuest (WQ) a seus alunos?
Por definição, WQ é uma atividade de aprendizagem em grupo que utiliza informações pesquisadas total ou parcialmente, na Web.
A WQ sempre parte de um Tema e propõe uma Tarefa, envolvendo fontes de informação previamente selecionadas pelo professor. Essas fontes também podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.
A atividade pode variar em duração, de acordo com seus objetivos. Uma WQ curta pode levar de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos. Já uma WQ longa pode levar de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
Saiba mais sobre como planejar e elaborar uma WQ, aqui, e veja alguns exemplos simples, neste link.
Se quiser se aprofundar no assunto, recomendo que visite o site WebQuest. Nele, você terá acesso a planilhas e editores de HTML gratuitos (acesso rápido).
Há um criador de WQ gratuito disponível no site WebQuest Brasil. Basta se cadastrar para utilizá-lo.
Você também pode usar editores de sites e blogs para fazer sua página, como o Google Sites e o Blogspot.
Bom trabalho e boa aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário