BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

03/11/2009

Trabalho voluntário

Como vocês já devem ter percebido, criei no Educautal um espaço para divulgação de iniciativas que podem ser apoiadas via WWW ("Saiba como ajudar").
Uma delas é o Voluntários Online, do Instituto Voluntários em Ação. Desde outubro, escrevo para o blog do Voluntários em Ação, e participo da divulgação de iniciativas nas áreas de educação, saúde, cidadania, meio ambiente, entre outras. Sempre quis participar voluntariamente de algum movimento, e quando descobri que poderia, sem me deslocar, ajudar num trabalho tão importante, me candidatei na hora!
O voluntariado, vem ganhando importância ao longos dos anos. Em 2001, a ONU instituiu o Ano Internacional do Voluntariado, o que fez com que o trabalho voluntário despertasse a atenção de profissionais, empresas e consumidores para a responsabilidade social.
Pesquisas realizadas pelo Instituto Ethos e pelo Jornal Valor Econômico revelaram que uma parte dos consumidores já optou ou deixou de optar por empresas (ou produtos) em razão de sua responsabilidade social.
Na União Européia, em 2009, um novo modelo de currículo foi lançado, no qual o trabalho voluntário o integra, para que assim as características pessoais do candidato sejam avaliadas, tal como sua capacidade de envolvimento com uma causa.
No Brasil, a importância dada ao trabalho voluntário, realizado pelo candidato a uma vaga, varia de acordo com a cultura da empresa, ou seja, esse item é avaliado positivamente por empresas que valorizam essas iniciativas.
Apesar de não ser considerada um fator de desempate entre candidatos, a prática voluntária traz benefícios ao candidato e pode contar como experiência profissional. Algumas empresas já incentivam internamente esse tipo de atividade entre seus funcionários, e são essas que acabam valorizando essa prática no processo seletivo.
Além disso, em algumas faculdades, as atividades voluntárias podem gerar um certificado, contando como horas de estágio, obrigatório para cursos de graduação, como é o que acontece na Faculdade Privada de Salvador, na Bahia, onde os alunos dão aulas gratuitas a jovens carentes da uma comunidade na capital baiana (leia mais aqui).
Dessa forma, incentivo todos a participar desse movimento que vem crescendo a cada dia. É muito bom descubrir que, doando um pouco de seu tempo, você pode ajudar tanta gente! Seja voluntário!

2 comentários:

  1. Inês,
    que legal, blogando agora em outras praias! E belas!
    Muito bacana o post sobre voluntariado. Eu acrescentaria ainda um outro elemento: é uma delícia participar de iniciativas assim e aprende-se muito! Digo isso porque tem muita gente que inicia a prática de trabalhos voluntários pensando em levar alguma coisa ao outro e logo descobre o tanto que recebe também. É uma troca e aprendizado constantes!
    Parabéns por mais essa!
    Beijão, Tati

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Tati!
    Concordo com você! Já tenho aprendido bastante e tenho tido contato com informações sobre iniciativas fascinantes!
    Obrigada pelo comentário!
    Bjs

    ResponderExcluir