BlogBlogs.Com.Br
" O mundo é belo e a gente tem que mostrar isso para as pessoas." (Marcelo Gleiser, 2009)

26/10/2009

Educação no trânsito e na vida!


"Incluir o tema do trânsito na prática pedagógica,...está relacionado com uma idéia de mudança do mundo, de democracia, de inclusão, de respeito à diferença e à diversidade, de solidariedade, de tudo que apareça como valor para o projeto pedagógico..."estimulando crianças e jovens a adotar "...atitudes e hábitos que contribuam para a preservação da vida e para a paz no cotidiano das comunidades" (leia o texto, de Ana Maria Ribeiro Filipouski, na íntegra aqui).
Como tema transversal, a educação no trânsito pode ser trabalhada em todas as disciplinas. O maior objetivo da inclusão desse trabalho no projeto pedagógico, deve ser a ampliação do entendimento dos alunos para o exercício da cidadania nas vias públicas, fazendo com que eles levem os conhecimentos adquiridos na escola, para dentro de suas casas, de forma que esta ação ganhe significado na medida que a qualidade de suas vidas e de sua comunidade mudem para melhor.
Pensando nisso, a capacitação de professores multiplicadores é uma das ações empreendidas pelo Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – CETET, da CET. O programa “Fazendo Escola – Educando para Novos Valores no Trânsito”, desenvolvido pelo CETET, coloca à disposição do educador conhecimentos, instrumentos e ferramentas para o tratamento da problemática do trânsito no seu planejamento escolar, estimulando-o a implantar a educação para o trânsito como tema transversal e interdisciplinar e preparando-o como agente multiplicador de educação para o trânsito.
Para as crianças e jovens, existem iniciativas como o "Clube do Bem-Te-Vi", programa educativo de trânsito, coordenado e desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito do DETRAN/SP, que atende crianças do interior do Estado de São Paulo, através de solicitações das Prefeituras Municipais. Para a capital, o "Cidade Mirim" , também do DETRAN/SP, está temporariamente suspenso.
Em sala de aula, as HQs podem ser um instrumento divertido. A Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, está numa historinha cheia de ação, escrita especialmente para essa finalidade.

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito do blog, um ótimo incentivo, pois, desde cedo se deve aprender as regras, estimulando a educação e a atitude no transito, eu estou fazendo minha primeira habilitação e uma forma de estar estudando é fazendo simulado detran neste site http://www.simuladodetranbrasil.com.br, assim aprenderei mais e também poderei tirar notas altas. Abraços!

    ResponderExcluir